sexta-feira, 3 de junho de 2011

Comentário sobre a necessidade da ação inovadora do professor mediante ao período da comunicação Digital.



            Antigamente quando a comunicação era somente oral e escrita os alunos estavam acostumados a serem receptores de informações, geralmente freqüentando as aulas sentados, enfileirados e em silêncio. Onde o ensino era baseado na transmissão de conteúdos do professor para os alunos com ênfase na linguagem oral e escrita repetitiva, o que consequentemente, resultava na memorização dos conteúdos transmitidos. Essa prática docente instigava atitudes competitivas e individualistas.
Com o advento da sociedade do conhecimento, as linguagens Oral e Escrita aliaram-se à linguagem Digital onde os alunos precisam se tornar ativos, descobridores, produtores e transformadores do conhecimento. Para tanto, a aprendizagem deve torna-se cooperativa/colaborativa, onde professor e alunos são parceiros na produção do conhecimento.


          O professor deve compreender que al
ém da linguagem oral e escrita que acompanha historicamente o processo pedagógico de ensinar e aprender, é necessário considerar também a linguagem digital.  O desafio da ação docente inovadora é desfrutar da interconexão destas linguagens permitindo uma prática pedagógica atualizada que propicie aos alunos um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica, encorajadora e que tenha como essência o diálogo e a descoberta.

Um comentário:

  1. Concordo com o texto.Como educadores,precisamos parar de somente transmitir os conhecimentos,mas construí-los com os alunos,para tornarmos a aprendizagem realmente significativa para ambas as partes!!!Assim,nos sentiremos também,parte deste-cabeça!!!
    Parabéns,o blog está lindo!!!
    Atenciosamente:Vivi

    ResponderExcluir