segunda-feira, 20 de junho de 2011

Educomunicação

Quando falamos em Educomunicação, estamos nos referindo a um campo de pesquisa, de reflexão e de intervenção social.
Os conteúdos trabalhados na Educomunicação estão ligados ao o que sentem e pensam as pessoas de si mesmas, dos outros e do mundo que as rodeia, não importando idade, sexo, credo ou condição social.
A Educomunicação possibilita um novo entendimento e uma nova leitura dos saberes que, enquanto sujeitos sociais, temos construído e/ou admitido como verdadeiros e importantes para nós.
 Tanto na prática ou na teoria, o campo da Educomunicação possibilita que se revelem e tornem públicos os registros constantemente feitos, tanto pelos grupos organizados em torno da constituição dos saberes quanto de nós sobre nós próprios.
O futuro educador deve estar atento sobre as novidades da Educomunicação para melhorar o seu trabalho constantemente.

domingo, 5 de junho de 2011

A importância do conhecimento digital

Nesta nova realidade é preciso privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos mediados pela tecnologia pra que o professor realize os procedimentos didáticos necessários para desenvolver a aprendizagem do aluno.
Vivemos na “sociedade da informação”, navegando por sites, blogs, redes sociais, pesquisa, e-mails. Estar conectado é uma exigência dos tempos modernos e faz parte do nosso dia a dia.
O educador pode ter muito mais oportunidade de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno, com esse conhecimento digital, podendo mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de construção do conhecimento.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Comentário sobre a necessidade da ação inovadora do professor mediante ao período da comunicação Digital.



            Antigamente quando a comunicação era somente oral e escrita os alunos estavam acostumados a serem receptores de informações, geralmente freqüentando as aulas sentados, enfileirados e em silêncio. Onde o ensino era baseado na transmissão de conteúdos do professor para os alunos com ênfase na linguagem oral e escrita repetitiva, o que consequentemente, resultava na memorização dos conteúdos transmitidos. Essa prática docente instigava atitudes competitivas e individualistas.
Com o advento da sociedade do conhecimento, as linguagens Oral e Escrita aliaram-se à linguagem Digital onde os alunos precisam se tornar ativos, descobridores, produtores e transformadores do conhecimento. Para tanto, a aprendizagem deve torna-se cooperativa/colaborativa, onde professor e alunos são parceiros na produção do conhecimento.


          O professor deve compreender que al
ém da linguagem oral e escrita que acompanha historicamente o processo pedagógico de ensinar e aprender, é necessário considerar também a linguagem digital.  O desafio da ação docente inovadora é desfrutar da interconexão destas linguagens permitindo uma prática pedagógica atualizada que propicie aos alunos um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica, encorajadora e que tenha como essência o diálogo e a descoberta.